Endereço do Escritório:

Rua Santana do Iapó, 31, Ed. Livorno - Sala 305, Muquiçaba, Guarapari, ES. tel: (27) 3261-0722 / 9924-0267.

23/08/2012

Novos temas de Monografia em Direito - TCC

Caros leitores,
Segue abaixo os temas de monografia que foram apresentadas nas Faculdades Integradas Doctum de Guarapari em 2012-1, talvez estes temas possam ajudar a vocês na melhor escolha.
1.Críticas a lei de crimes hediondos;
2. Sistema prisional brasileiro;
3. Limites e possibilidades da Lei 4.898/65: o desafio do tratamento ético do Estado para com o cidadão na manutenção da ordem.
4. Vocação hereditária com enfoque na polêmica do Direito do Embrião vir a suceder;
5. Necessidade do aumento de pena para o usuário de entorpecente;
6. A influência da mídia no Tribunal do Júri;
7. Aplicação do direito do trabalho no contrato do atleta profissional;
8. A questão da inconstitucionalidade da Lei 7.960/89 – Lei da Prisão Temporária;
9. Transferência da responsabilidade da criação dos filhos – dos pais para a escola – da escola para o Estado;
10. A função social do direitos autorais;
11. Previdência rural e inclusão social;
12. Reforma do CPP e o delegado de Polícia;
13. Sistema Eleitora Majoritário para todos os cargos eletivos;
14. A possibilidade da instituição da arbitragem nos dissídios individuais trabalhistas;

97 comentários:

  1. Dr.

    Achei bem interessante o tema: A influência da mídia no Tribunal do Júri.
    Poderia indicar algumas doutrinas e o sumário dessa monografia?

    Desde já agradeço,

    Virgínia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor doutrinador atual é o Professor Luiz Flavio Gomes. Procure o blog dele e leia sobre o tema.

      Excluir
  2. Dr. estou no 8 periodo de direito e estou com dificuldade em encontrar um tema para minha manografia, sendo que escolhi um tema: o gerenciamento da crise no sistema penitenciario, mais me disseram ser um tema pouco relevante e cansativo. Gosto muito da area penal se tiver alguma indicação agradeço desde já. Abraços. Se possivel responda via email: garcia_cld@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia, profº. Pensei em fazer minha monografia sobre a embriaguez no trânsito: um perigo presumido ou concreto, utilizando as modificações muito recentes da lei. O que o sr acha do tema? E o que o sr. me indica de bibliografia? Grata, Jéssica Bernardo. Caso prefira, segue meu e-mail: jessica.bernardo.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bom, mas um tema batido. A bibliografia é ampla, passando por manuais de constitucional, de penal e textos de artigos do IBCCrim.

      Excluir
  4. Dr. Lécio,
    sou advogada é gostaria de fazer a minha monografia de Pós Graduação sobre o assunto de Juizados Especiais Criminais, porém não tenho um tema específico sobre o assunto. Por gentileza, gostaria de sua contribuição ao indicar algum tema a respeito. Se puderes responda via e-mail: amandanathalia@hotmail.com
    Na oportunidade, antecipo meus protestos de estima e elevada consideração.
    Disponibilizando-me, desde já, para maiores esclarecimentos, atenciosamente subscrevo-me.

    Amanda Alexandre Lira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, Vou lhe escrever, mas um tema bom em juizados pode estar ligado a princípios como celeridade ou ainda necessidade de advogado.

      Excluir
  5. Dr estou com dificuldade de achar meu tema para o tcc!!! Qro na area do direito civil!
    Vc pode me ajudar???????????

    ResponderExcluir
  6. Dr. estou cursando o quarto ano de direito, e ainda não escolhi o tema de minha monografia, gosto do tema Sistema Prisional Brasileiro, mas ainda não decidi nem tenho material para aprofundar, queria algo relacionado à direito penal. Agradeço desde já alguma sugestão.. Se preferir meu email é esse: raquellbahiense@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde doutor, estou pensando em fazer minha monografia sobre a Investigação Criminal realizada pelo Ministério Público e a PEC37, o que o senhor acha sobre o tema? e teria algum material para indicar que pudesse me auxiliar? meu email é carinabsimao@hotmail.com.

    Grata.

    Carina Simao

    ResponderExcluir
  8. Professor, gostaria de fazer minha monografia abortando algum tema relacionado à acidentes de trânsito, lei seca..
    O Senhor pode me ajudar?
    Abraços de uma ex aluna :)

    ResponderExcluir
  9. ola, vou começar a fazer minha monografia da Pós.. gostaria de indicações de temas atuais e que tenha bastante livros sobre o tema.

    meu e-mail- pammy_ss@hotmail.com

    att.,
    Pamela Dantas

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Dr. Lécio, venho com a angustia de todos, na luta pela problematica da minha monografia, penso ter encontrado, queria muito sua opinião, o meu tema é: ''NECESSIDADE DE UMA VEDAÇÃO TAXATIVA DE ARBITRAMENTO DE FIANÇA POR AUTORIDADE POLICIAL EM CRIMES DE VIOLENCIA DOMESTICA''

    Área Pena e processo penal

    Desde já agradeço muito
    Abraço

    Nalana Magalhães

    ResponderExcluir
  11. Nalana, creio ser um tema relevante, com boa problemática e bom interesse. Lembre-se de não fazer previsões de consequancias sociais do seu trabalho. Prenda a atenção no que é jurídico ou justo.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Dr. Lécio, depois de sua opinião decidi!!! vou trabalhar esse tema: ''NECESSIDADE DE UMA VEDAÇÃO TAXATIVA DE ARBITRAMENTO DE FIANÇA POR AUTORIDADE POLICIAL EM CRIMES DE VIOLENCIA DOMESTICA''

    O senhor poderia me sugerir livros para leituras iniciais? Não escrevi nada ainda! Preciso de referencia bibliografica!:)
    Email: local1109@hotmail.com

    Muuito grata

    Nalana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nalana,
      Inicialmente vc deve ler os manuais de processo penal. Fernando Capez, Guilherme de Souza Nucci e outros...Esses são a base do trabalho.

      Excluir
  13. Bom, dia Dr. Lécio. Gostaria de ajuda na escolha de um tema para meu TCC, uma vez que curso o 9º período de Direito e estou atrasado com meu trabalho. Quero fazer sobre tribunal do juri ou sobre a nova lei seca, pode me auxiliar com alguns temas e bibliografias sobre os assuntos? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais interessante falar sobre o tribunal do juri, principalmente algo sobre a atuação do juiz presidente (limites) a fim de evitar influenciar os jurados. O que acha?
      Leia sobre Tribunal do Juir no Blog Atualidades em Direito Pofessor Luiz Flavio Gomes.

      Excluir
    2. SOBRE TRIBUNAL ESSE É O MAIS ATUAL ASSUNTO

      Excluir
  14. BOM DIA DR. LÉCIO MACHADO

    TENHO DOIS TEMAS PARA MINHA MONOGRAFIA, UM É SOBRE CRIMES PASSIONAIS E A OUTRA É SOBRE A PRESERVAÇÃO DA CENA DO CRIME. DESSE DOIS TEMA, QUAL SERIA UM BOM TEMA PARA MONOGRAFIA, E SE POSSÍVEL GOSTARIA DE INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ONDE PODEREI INICIAR MINHA PESQUISAS.
    MEU EMAIL É vanialanger@hotmail.com.
    DESDE JA OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar meu blog.
      Sobre o TCC, creio ser interessante uma problemática ligada a cena do crime, como meio de prova. Dê uma olhada nos manuais de Processo Penal sobre esse tema. O importante agora é ler.

      Excluir
  15. Boa noite, Dr. Lécio.

    estou tendo algumas dificuldade em delimitar o tema da minha monografia, irei falar sobre a prescrição no direito penal e processual penal, gostaria de uma ajuda.

    desde já agradeço
    Sandro Medice Junior

    ResponderExcluir
  16. Sandro,
    Primeiro, escolha ou Direito Penal ou Processo Penal e foque na competência para determinar a prescrição antecipada.

    ResponderExcluir
  17. Professor,gostaria de fazer minha monografia sobre crime de transito e a conversão de crime culposo para crime doloso quando se assume os riscos no caso de embriaguez ao volante. O que o senhor acha e como posso abordar esse tema?

    Obrigado!
    Ana Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um tema interessante Ana Clara. Temos muito o que escrever sobre isso.

      Excluir
  18. Olá, professor, acabo de conhecer seu blog e adorei sua iniciativa em tentar ajudar alunos com a temida monografia!
    Estou cursando o 8° semestre de Direito e acho interessante o tema sobre Penas Privativas de Liberdade e a ineficácia no Brasil. Daí pensei em dar enfoque às possíveis soluções a esse problema, só que eu já achei tanta monografia falando sobre o mesmo assunto na internet que já desanimei. O senhor acha que é tema muito batido?

    Grata!
    Carolline Martins

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Dr. Lécio.
    Gostaria de fazer minha monografia sobre Inquérito Policial, mais estou com dificuldades em delimitar um tema em especifico, poderia me dar alguma dica, ou assunto neste sentido.

    Desde já grata!
    Sandra.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Lécio Machado...
    Me chamo Valéria estou cursando o 9° semestre de direito, e estou com muitas dificuldades quanto ao tema, escolhi um "exposição ou abandono do recém-nascido, mas não estou segura então já conversei com a professora e quero trocar, mas não tenho noção, do tema, quero fazer na areá penal, quero fazer uma coisa simples que seja gostosa de trabalhar e tenha bibliografia será que você pode me ajudar?? desde já agradeço. meu e-mail eduarda.jus@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Dr.Lécio,
    Eu gostaria de fazer meu TCC em crime passionais, porém estou com dificuldade de achar uma problemática. Será se a tese de Legitima defesa da honra ainda é utilizada? E seria um bom tema para o meu tcc? Me dar uma luz tô na correria de final de curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natinha!
      Desculpe a demora em responder.
      O seu tema é muito bom. Procure ler as jurisprudências sobre o tema antes de fechar.

      Excluir
  22. Estou no 9° Período de Direito e preciso de um tema, de preferência atual e relevante para o meu TCC, na área de penal ou processo penal, ficaria imensamente feliz com sua ajuda.

    Meu e-mail: fatima.oliveiraleitecz@hotmail.com

    Penso também em abordar a criminalidade midiática ou a

    Grata

    ResponderExcluir
  23. Dr. Lécio,
    sou acadêmica gostaria de fazer a minha monografia sobre o assunto
    DO INFANTICÍDIO: A INFLUÊNCIA DO ESTADO PUERPERAL, porém não tenho um tema específico sobre o assunto. Por gentileza, gostaria de sua contribuição ao indicar algum tema a respeito. Se puder responda via e-mail: b_atrizmartins@hotmail.com



    Amanda Alexandre Lira

    ResponderExcluir
  24. BOA NOITE PROFESSOR
    ESTOU COM DIFICULDADES PARA ESCOLHER O TEMA DA MINHA MONOGRAFIA
    QUERO ALGO RELEVANTE SOBRE DIREITO PENAL
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde DR Lécio
    Me Chamo Heliana estou no 8 periodo de direito e gostaria da sua opinião sobre o tema de monografia que escolhi,estou com duvidas se é um tema relevante
    Interrupção de gravidez nos casos de anencefalia ;Crime ou inexigibilidade de conduta diversa.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heliana,
      Estes temas estão muito batidos. Procure algo que reflita o momento atual que vivemos. Leia os temas que propus aqui no blog.

      Excluir
  26. Heliana Desculpe esqueci de passar o mail helianaaires@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Dr, estou no 8º semestre, e ainda não consegui escolher um tema para meu TCC. A area penal me interessa mais, e os temas Sistema prisional brasileiro e A influência da mídia no Tribunal do Júri me agradaram. O sr pode me ajudar mandando o que foi feito sobre esses temas para eu ler e ter um norte?
    samianrodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samia,
      O tema de Mídia e sistema prisional é desconexo com tema jurídico, pois é mais social. De uma olhada em temas mais jurídicos.
      Olhe no blog os temas que proponho mais ligados ao direito.
      Mas se gosta do tema, deve observar autores como Rene Ariel Dotti e Luiz Flavio Gomes que criticam o assunto.

      Excluir
  28. Boa tarde Dr. Lécio,

    Estou no 8º período e estou com dificuldade em iniciar minha monografia, gostaria de fazer sobre a lei seca, acidentes de trânsito... algo relacionado.
    Sera que o senhor poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.

    email: thalles-_barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalles,
      Obrigado por visitar meu blog.
      Acho que deve escolher seu tema com base em um dos trabalhos de pesquisa que já fez na graduação. O que já tem feito? É o primeiro passo.

      Excluir
  29. Dr. Gostei do tema ‘’ Necessidade do aumento de pena para o usuário de entorpecente’’ o senhor já tem alguma ideia, matéria ou problemática relevante com o tema que possa me ajudar? Desde já muito grato obrigado! rafael_miks@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      O tema é interessante e é necessário montar um projeto antes de escrever a monografia, assim você evita errar no tema.

      Excluir
  30. Professor, teria alguma indicação de doutrinas e livros sobre a influencia da midia nos crimes de tribunal do juri??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Observe o texto de Rene Ariel Dotti "As dez pragas do sistema criminal" (tem na net) ele pode te ajudar a iniciar seu trabalho.

      Excluir
  31. Olá Professor.
    Penso em fazer meu TCC sobre o Princípio da insignificância nos crimes ambientais, o que você acha? Possui algum material para indicar?

    Obrigada pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo tema, o material base para seu trabalho é a jurisprudência dos Tribunais.

      Excluir
  32. Dr. Lécio,
    Estou tendo dificuldades em escolher um tema para meu tcc.
    Gostaria de um tema relacionado a esfera Constitucional, Trabalhista, Empresarial, Informática.
    Pensei nesses temas. O que Sr. acha?

    - O princípio da celeridade processual frente à morosidade no âmbito dos Juizados Especiais;
    - Desconsideração da personalidade jurídica às avessas
    - AS RELAÇÕES DE CONSUMO ONLINE: uma análise sobre a necessidade de criação de normas específicas para a regulamentação dos contratos eletrônicos.
    - Acordo por mera liberalidade na Justiça do Trabalho

    MEU EMAIL: daniielferreira@hotmail.com

    Desde já agradeço
    Abraço

    DANIEL FERREIRA REGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      As relações de consumo on line é um tema desafiador e deve ser escolhido.

      Excluir
  33. Maria Gabriela08/07/2013 14:20:00

    Boa tarde,Doutor Lécio Machado.
    Gostaria de uma ajuda sobre o meu tema de monografria que será sobre a banalização do dolo eventual nos crimes de trânsito, gostaria de saber o que o senhor acha sobre o tema e se teria uma boa bibliografia para a minha pesquisa.
    Meu email é gabriela.laranjeiras@gmail.com .
    Desde já agradeço
    Maria Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Gabriela,
      A bibliografia eu não tenho, mas acho que falar de banalização é impossível sem um trabalho de pesquisa longo. Não é um bom caminho para um trabalho de graduação. Pense em mudar a problemática.

      Excluir
  34. Bom dia...pensei em fazer meu tcc sobre a Lei de crimes cibernéticos, um tema recente. Vc acha bom?? estou em dúvida... Obrigada. Att. Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho adequado. Mary, O que você gosta de ler? essa é a pergunta que vai gerar a resposta para seu tema.

      Excluir
  35. BOA TARDE DOUTOR.

    ESTOU NO ULTIMO SEMESTRE DO CURSO, E AINDA NÃO CONSEGUI ESCOLHER UM TEMA DA ÁREA PENAL. O QUE O SENHOR PODERIA ME SUGERI.
    pinatti_pm@hotmail.com
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Dr Lécio Machado!
    Estou com dificuldades em achar um tema da minha monografia, vou falar sobre a violência doméstica contra a mulher, pois já atuo na área, mas queria algo relevante! Pensei em focar nos tipos de violência, colher dados nas DEAM, como é um tema amplo queria delimitá-lo!
    Desde já agradeço, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nohara,
      O que acha de falar sobre a condenação do Brasil no caso Maria da Penha e a resposta legislativa.

      Excluir
  37. Bom dia Dr. Lécio,

    Estou com uma dificuldade muito grande na escolha de algum tema para a minha monografia. Inicialmente eu fiz o meu projeto sobre os critério de avaliação sócio-econômicos da defensoria dativa do estado de SC, porém logo ao término do meu projeto, foi declarada a inconstitucionalidade, fiquei totalmente perdido.
    Gosto muito do tema Assistência judiciária, Direito de família, sucessões. Preciso começar do zero e apresentar esse semestre para que possa me formar.
    O senhor poderia me auxiliar? qualquer dica ou sugestão será muito bem recebida!

    Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Túlio,
      Você pode escolher um dos temas que apresento aqui. Na área da assistência judiciária não imagino nada agora. Bom. de família o que acha de falar da própria definição constitucional do que é família atualmente.

      Excluir
  38. Olá Dr. Lécio. Meu nome é Pablo e estou com várias dúvidas, pois, são vastas as oportunidades de elaborar um tcc com um tema de notável relevancia. Pois bem, tenho alguns temas e gostaria de uma dica sua. 1) Biopirataria no Brasil e as consequencias jurídicas; 2) Influencia da mídia no tribunal do jurí versus o principio da inocencia e um terceiro tema que não estou conseguindo formular uma frase final, qual seja, relacionado ao Juizado Especial Cível, pois, sou estagiário nesta área e queria trabalhar algum tema relacionado a celeridade, visto que, atualmente, o juizado tem status de justiça comum ordinária de tanto processo. Obrigado, fique na Paz.

    ResponderExcluir
  39. Pablo,
    lembre-se que vc irá fazer um trabalho de graduação que não tem condições de medir as consequências,eficácia ou outro resultado, pois isso demanda pesquisa de campo e tempo.
    Busque um tema que tem base em jurisprudência, dados e documentos oficiais e legislação.
    O que você gosta de ler?

    ResponderExcluir
  40. Bom dia prof. Lécio.

    Estou com dificuldades para achar um tema para a minha monografia. Qero fazer em penal. Será qe pode me ajudar?! Anelizeviana@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Olá Dr. Lécio, eu estou procurando temas de monografia, gostaria de fazer na área Penal e envolvendo o Ministério Público.. terias algum tema interessante?
    se puder enviar para o meu e-mail.. manuelamlinhares@gmail.com

    Att
    Manuela Linhares

    ResponderExcluir
  42. Fábio Campos

    Prezado Doutor
    Parabéns pelo Blog, estou no último semestre e gostei sobre o tema
    A influência da mídia no Tribunal do Júri, gostaria de saber se pode me indicar algum material para começar a minha pesquisa, meu e-mail e
    fabio.campos-santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde dr. Lécio, estou pensando em fazer minha monografia sobre: o direito de morrer dignamente. O que o sr acha do tema? Teria alguma bibliografia para me auxiliar? Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Olá professor, primeiramente, parabéns pelo seu blog!
    Estou à procura de um título adequado e chamativo para meu TCC, começarei a escrever nesse semestre e pretendo discorrer sobre Crimes Passionais... O Senhor pode me sugerir um título bacana para que também me auxilie a ter um 'norte' diante dos assuntos referentes a esses crimes? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Dr. Lécio Machado!
    Gostaria de saber se pode me ajudar na escolha de um tema para monografia atual e com bastante material para pesquisa!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Dr. Lecio.
    Gostaria de fazer minha monografia relacionada ao direito penal, leio muito sobre esses crimes praticados por psicopatas ou com algum transtorno que leva a eles praticarem crimes com tanta crueldade , serial killers etc; a pena que eles recebem, oq leva eles praticarem esses crimes, alguma coisa relacionado a isso, mas eu to meio em duvido pois não sei bem o tema que eu faço sobre esse assunto. Será que você pode dar uma ajuda?
    Meu email é maryanna.abreu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá professor,

    Estou a procura de um tema para minha monografia. Faço estágio na área Penal e pensei em abordar o tema "Dolo eventual e culpa consciente nos crimes de trânsito" ou algo que aborde os crimes de trânsito... Gostaria de saber sua opinião. Obrigada. Fernanda

    ResponderExcluir
  48. Olá Dr. Lécio. Sou José Costa, primeiramente queria te parabenizar pelo seu trabalho. Estou cursando 8º período em direito no estado de Alagoas e estou em busca de um tema para o meu TCC e gostaria de sua ajuda. Queria um tema relacionado ao Juizado Especial Cível, pois faço estágio nessa área e gosto muito do seu procedimento.

    Meus emails são: zecosta92@hotmail.com ou zecosta130792@gmail.com

    Gostaria muito de sua ajuda.

    Cordialmente, subscrevo-me,
    JOSÉ COSTA BARROS NETO.

    ResponderExcluir
  49. Olá, Dr. Laécio. Parabéns pelo blog, estou passando pelo drama de escolha do tema da minha monografia, e através dos posts acima, é notória a atenção que o senhor aborda as dúvidas dos alunos. Então, me identifico bastante com Direito de Família e estava cogitando escrever algo sobre família socioafetiva. O que achas sobre o tema? Busco uma temática atual, bem como o rebuscamento da nomenclatura. Grata desde já, Alice.

    ResponderExcluir
  50. olá professor eu gostaria de fazer minha monografia sobre o direito penal do inimigo no direito penal brasileiro. O sr. poderia mim ajudar com a indicação de algum livro, com alguma dica sobre, pq ainda tenho duvidas a respeito desse tema, e não estou mim interessando por outros temas como este. meu e-mail é josiele.r@hotmail.com, desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde Dr.

    Estou pensando em fazer minha monografia com o seguinte tema: O ATUAL SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, ATUANDO COMO FATOR DE REINGRESSO.

    O que o senhor acha?

    Tem biografia?

    Queria muito trabalhar com o volta, tanto o reingresso como a própria reicidência penal.

    elivaniapatricia@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Ola ProfessorEstou sem tema para o meu TCC. Pensei em escrever sobre Penas alternativas,direito de familia ou direito autoral.
    Você pode me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde,
    Estou no 8º período do curso de Direito e ainda não escolhi o tema do TCC, gostaria algo na área penal, poderia me ajudar?

    Grata!

    ResponderExcluir
  54. Juliana Felipe13/08/2013 13:13:00

    Dr. Lécio,
    Estou com dificuldade na escolha do meu tema. A primeira parte do meu projeto foi sobre a aplicação dos direitos trabalhistas a luz da constituição, mas é muito amplo. Queria sua ajuda para uma delimitação desse tema, ou até mesmo um novo tema. Queria uma coisa que tivesse em alta no Direito do Trabalho, tipo a questão dos direitos das domésticas. Poderia me ajudar, me informar alguns temas e bibliografias? Grata... Email:julli_felipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. De.Lécio, estou com duvidas muito grande em qual tema escolher para minha monografia,estou cursando 8º período gosto muito de civil mais também penal se você tiver como me ajudar,me passando um tema bom em um dessas 2 area e-mail wanyymacedoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde, Dr Lécio, pretendo fazer meu tcc sobre a lei maria da penha, mas ainda não define o problema a ser pesquisado, ainda está muito amplo, pensei abordar os aspectos controvertidos na lei, mas quais seriam os mais importantes ????O sr. pode me indicar doutrinadores a respeito ???? Obrigada. Ana karla.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia professor! Vou começar meu TCC agora. Quero na área penal, algo ligado à homicídio qualificado, mas precisamente praticado por psicopatas... Mas no ramo jurídico, sem fujir para o social ou àreas da psicanálises... Pode me ajudar com um tema específico e doutrinas? Obrigada. Kveigaavila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Dr Lécio
    Estou com muita dificuldade na definição do meu tema , eu escolhi ERRO MEDICO E REPARAÇÃO CIVIL, mais acho que é um tema pacificado pois nao consegui achar nenhuma lacuna pra mim defender, então estou pensando em mudar, o que faço, gostaria algo relacionado a reparação civil não muito batido que seja algo interessante , ou si não na área civil.
    Me ajude!!
    danilatomazdc@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Dr. Lécio,
    Estou nesta fase de escolha de tema para monografia. Pensei em falar sobre delação premiada e como o tema é amplo, gostaria de delimitar em alguma das modalidades de delação, mas estou meio perdida. O que acha do tema? Há bastante material sobre o assunto e quais me indicaria? Pode me ajudar, por favor?
    Não tenho muito tempo e gostaria de um tema meio fácil, mas interessante.
    Desde já lhe agradeço.
    Pode responder para jakelynepena@bol.com.br

    ResponderExcluir
  60. Dr. sou acadêmica do 9° período de direito e estou com bastante dificuldade para encontrar um tema para minha monografia, estou muito interessada na área de direito penal, poderia me ajudar com alguns temas? espero sua resposta!
    e-mail: adri.direito@hotmail.com.br

    desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  61. Olá professor , meu nome é Suyanne , sou aluna do 10º período de Direito e estou bastante confusa com o meu tema, queria uma opinião sua sobre ele, " Concorrência entre cônjuge e companheira na mesma sucessão".
    Desde já ficarei muito grata se me ajudar.
    Meu e-mail é suyanne _laryce@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Dr. Lécio, boa noite.
    Estou no 8° semestre do curso de bacharel em direito e estou em busca de um tema na área Penal. Efetividade da aplicação da pena e a ineficiência da resocialização, esse é o tema que tenho desde o começo do curso, só que não está sendo bem recebido pelos meus docentes. Espero que eu tenha deixado claro que pretendo escrever sobre a pena, mas, lhe peço a gentileza que me oriente sobre esse tema ou qualquer outro de Penal que seja relevante. Meu e-mail é vinicius_americo_@hotmail.com. Aproveito este para lhe dar os parabéns pela iniciativa e desde já eu agradeço pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  63. Olá Dr. Lécio !
    Meu nome é Flávia, e como todos os demais, estou na terrível fase de escolha do tema para a monografia. Pretendo dedicar bastante do meu tempo e esforço neste estudo, portanto estou a procura de um tema que seja interessante, atual e único.
    Ao pesquisar alguns temas, e após sondar minhas preferências e interesses, achei um que despertou bastante minha atenção : A Atuação das Organizações Não Governamentais Para a Efetivação do Direito da Criança e do Adolescente, mas queria fazer sob perspectiva internacional.
    O que o Dr. acha ?

    ResponderExcluir
  64. Dr. estou com muita dificuldade para definir o meu tema do TCC, faço estagio em uma assessoria jurídica de banco, estou mais envolvida com questões trabalhistas, e pensei em fazer um assunto dessa área, mais estou tendo dificuldades para encontrar uma problemática, tinha pensando no tema, Assedio Moral no Ambiente de Trabalho Bancário, mas não encontrei doutrinas sobre o tema, o que dificultará meu trabalho. Também tinha pensando em outro, mas acho que por ser muito recente ainda tem doutrinas suficientes sobre isso " A legitimidade do ministério publico na investigação criminal - súmula 234. o Senhor teria algum tema para me indicar? que não seja batido, e nem novo demais? desde já obrigada! att. Renata de Souza

    ResponderExcluir
  65. Ola, Dr. gostava que me ajuda-se num tema bastante polemico na area laboral ou dos registos e notariado, sou de africa concretamente Mocambicana. Meu email: Mfridalcia@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Boa Noite, Dr. Lécio Machado.
    Estou com muitas dúvidas a respeito da minha monografia, gosto muito de penal, estou procurando um tema nessa materia.
    Mas, o tema proposto pelo senhor "Transferência da responsabilidade da criação dos filhos – dos pais para a escola – da escola para o Estado", me chamou bastante atenção. O que eu poderia ler para entender mais sobre ele?

    E na área de penal gostei muito do tema "A influência da mídia no Tribunal do Júri", o que o senhor poderia me dizer sobre ele também.
    Desde já, agradeço a atenção.
    Muito Obrigada.

    Meu e-mail e: norahlessa24@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Estou sem tema para monografia, gosto muito da área penal e civil, pensei em fazer sobre as cotas raciais, mas estou com receio de não encontrar tantas fontes de pesquisa, e também de tema muito batido. Gostaria de uma opinião sua, desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Dr Lécio, meu nome é Luana estou no 10 periodo de Direito e ainda não tenho certeza sobre qual tema devo escolher entre estes: 1. A APLICABILIDADE DA RESPONSABILIZAÇÃO BIOPSICOLÓGICA AO MENOR INFRATOR, TRANSFORMANDO O ATO INFRACIONAL EM CRIME
    2. A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DO USUÁRIO DE DROGAS NO QUE TANGE A VIOLAÇÃO DOS SEUS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
    3. SESSÕES DE HIPNOSE E A CRIMINOLOGIA
    4. PSICOPATOLOGIA FORENSE RELACIONADA AOS CRIMES PASSIONAIS

    email para contato: luh_s.silva@hotmail.com

    por favor me ajude

    Desde ja agradeço a colaboração

    ResponderExcluir
  69. Olá Dr. Estou no 8º semestre e estou com dificuldades de elaborar o meu pré-projeto para o TCC. Eu tenho adoração por penal e queria falar sobre a ortotanásia, defendendo essa e abordando mais sobre o lado penal. O sr. acha que eu conseguiria encontrar bilbiografias referente ao assunto? Pois estou com dificuldades. Caso puder me mandar alguma ideia de tema agradeço. Email: brunarg_rs@hotmail.com Att, Bruna

    ResponderExcluir
  70. Olá Dr, meu nome é Jacqueline, estou no 6º período e gosto muito de Direito Penal, já estou querendo definir o tema do meu tcc, tem alguma idéia? Estava pensando em falar da influência da mídia no direito penal brasileiro, acha interessante? Ou algo em criminal ....
    Se puder peço para me responder no meu e-mail: jakefurlaneto@hotmail.com
    Agradeço desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde! Cursando o 9º período de direito. Estou com dificuldades para encontrar um tema atual para fazer meu TCC. Gosto muito da área penal, o que me indicaria?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Bom dia Dr. Lécio.
    Estou cursando o nono período do curso de direito, e estou bastante interessada em abordar em meu TCC os crimes virtuais. Teria algumas dicas, doutrinadores, etc.?

    ResponderExcluir
  73. Olá Dr. Lécio me interessei muito pelo tema da influência da midía no tribunal do jurí, mas não sei se tem muita bibliografia poderia me indicar algumas? Ou sobre o caos no sistema prisional brasileiro. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir